Diabetes e gravidez

Sempre tive o sonho de conhecer um "príncipe encantado" e de ser mãe.
Conheci meu marido e tivemos quatro filhos, a primeira gravidez foi em 2004 e demorei a acreditar no que estava acontecendo comigo. Minha menstruação nunca foi regulada, mês descia, mês não descia(acredito que isso acontecia devido ao péssimo controle das minhas glicemias, naquela época eu não tinha acesso a informação e nem acesso a bons médicos)e por esse motivo não estranhei quando minha menstruação parou de descer.

Sempre fui barrigudinha, devido as injeções de insulina, pois gostava de aplicar na barriga por ser mais prático e indolor, por esse motivo desenvolvi lipodistrofia localizada.
Lembro que na época eu pensei estar apenas mais gordinha, estava na cara que eu já estava grávida, só eu que não conseguia enxergar, meu marido me alertou e resolvi fazer o exame para confirmar o que já era óbvio! Lógico que deu positivo e eu estava grávida!
Mesmo com o resultado em mãos, eu não conseguia acreditar e ainda pensei que o exame poderia estar errado, era um mix de emoções, eu ria, eu chorava,tremia, suei frio...e na hora de pegar o exame estava sozinha, ninguém para me amparar, a única coisa que fiz foi ligar para meu marido para dizer que o exame deu positivo e que eu estava grávida, ele muito tranquilo disse que já sabia(menos eu) kkkkkkkk
Fizemos um ultrassom para saber de quantos meses estava e o ultrassom diagnosticou gravidez de 5 meses e era um menino! 

Eu não engordei, a barriga cresceu pouco,nem dava para notar dependendo da roupa que eu usava e só começou a aparecer mesmo quando estava com 6 meses e meio, eu lembro que nessa época eu exibia meu barrigão toda orgulhosa!
Começaram os pré-natais...o médico de cara me internou logo depois da primeira consulta para ver como eu e o bebê  estava, fiz inúmeros exames, estava tudo ok,menos as glicemias,ele aumentou as doses de insulina NPH e receitou a Regular para tomar antes do almoço e mais alguns remédios como sulfato ferroso e mais outros comuns para tomar na gravidez.

 Depois de uma semana internada o médico me deu alta, voltei na consulta depois de 15 dias, levei os exames que ele pediu e as glicemias continuavam bem alteradas, tive uma infecção urinária terrível,que deixaram minhas glicemias uma verdadeira montanha russa, isso era péssimo para o desenvolvimento do meu bebê... por esses motivos o médico me internou novamente por mais de 1 semana e assim foi a gravidez inteira semana internada,semana em casa,quando ficava internada, eu chorava, queria ficar em casa,na gravidez ficamos muito sensíveis e no hospital os dias não passavam e sem nada para fazer só piorava o que eu sentia!Naquela época não tinha celular,nem televisão para tornar os dias menos chatos...
Numa dessas internações era um sábado, apareceu uma médica que não era o meu médico obstetra e falou que não era preciso eu ficar internada, os resultados de meus exames estavam bons ela me deu alta e me pediu para voltar na segunda-feira ,tive alta pela manhã,almocei, lanchei no hospital e um detalhe:fiquei sem tomar insulina Nph (tomava ás 12:00hs antes do almoço) e sem medir glicemia quase o dia inteiro pois a pessoa que iria me buscar demorou bastante pois teve alguns problemas, continuei no hospital aguardando, mais como eu já estava de alta segundo as enfermeiras de plantão não poderiam me aplicar insulina sem prescrição médica...

Eu estava bem e só queria chegar em casa para tomar insulina! Tomei insulina  Nph quando cheguei em casa e logo depois fomos num aniversário,como naquela época não tínhamos a facilidade de adquirir fitinhas e o tratamento eram doses fixas de insulinas em horários definidos no meu caso era Nph e regular 30 minutos antes de almoçar e apenas Nph antes do jantar.
Vocês já devem imaginar,eu tive muitas crises de hipoglicemia e nem sabia como tratar. Eu mesma reduzi a dose da Regular pelas inúmeras hipoglicemias no pós almoço, eu sabia que estava com hipo pelos sintomas (tempos difíceis aqueles).
Chegamos em casa bem tarde troquei de roupa e fui dormir.
Acordei no meio da madrugada me sentindo mal, fortes dores tipo uma cólica, eu sem saber o que era, só chorava e andava de um lado para o outro até o dia seguinte, mesmo sentindo essas fortes dores, acabei adormecendo no sofá, no dia seguinte,meu marido chegou (naquela época ainda não morávamos juntos)e percebeu que eu não estava bem e me levou correndo para o hospital.
No hospital a mesma médica que me deu alta, me examinou, examinou meu bebê e falou que ele(o bebê) estava bem e que eu estava com contrações, como ainda estava com 7 meses e meio de gestação daria para segurar o bebê mais um tempo e que não precisaria me preocupar.

Ela me internou e sumiu, pior foi a demora para liberar as enfermeiras de me aplicarem insulina, mesmo eu implorando, pedindo,tentando explicar que não podia ficar tantas horas sem medicação, mais as enfermeiras diziam que só podiam aplicar insulina com a bendita prescrição...
Finalmente a besta da médica reaparece e pediu para medir minha glicemia e lógico que deu um HI horroroso e elas sem entender que valor era aquele ( e nem eu sabia) só imaginei que estava muito alta devido sintomas que eu já estava sentido de hiperglicemia.
Só a noite o médico obstetra que me acompanhava na gestação chegou com um olhar meu apavorado e veio imediatamente me examinar, pois parecia que ele já desconfiava do pior e  falou a pior coisa que ouvi até hoje:"Seu bebê está morto!Sua glicemia estava muito alta e o bebê não resistiu!" Falou comigo
 rápido, sem me preparar para aquela notícia terrível! Senti o chão sumir dos meus pés, uma sensação horrível de dor e desespero , minhas lágrimas começaram a brotar no mesmo instante e eu sem entender, sem querer acreditar no que estava acontecendo...

ele me avisou que iria induzir o parto pela manhã e que era para avisar meu marido e família. Liguei para meu marido e para minha mãe aos prantos... não consegui dormir naquela noite, nesse dia eu estava sozinha no quarto de uma enfermaria que costumava ficar cheia, eu cochilava e acordava pedindo a Deus que aquilo tudo fosse um pesadelo quando eu acordasse e não foi...amanheceu meu marido e família chegaram.
O parto não pôde ser feito pela manhã, pois naquele dia muitas mulheres não sei por qual motivo apareceram para ter bebê. Fiquei numa sala de pré parto onde me prepararam, me aplicaram um medicamento que induz o parto, uma dor que não desejo para ninguém!
A tarde com as contrações fortíssimas fui ter meu bebê, o médico não teve nenhuma paciência, falava para eu não gritar, que era só fazer força,mais a dor era tão insuportável que eu gritei mesmo assim, a bosta do médico em vez de me ajudar ficava dizendo que a culpa de tudo era minha, se eu estava passando por aquilo a culpa era minha(???)
Meu filho finalmente nasceu e não ouvi seu choro... a pediatra perguntou se queria vê-lo,eu disse que sim aos prantos,me trouxe ele,lembro que parecia um anjinho, passei a mão em seu rostinho e ainda estava quente, parecia estar dormindo,ele era perfeito, gordinho, lindo! Depois embalaram ele num lençol verde de hospital,lembro que a enfermeira que embalou e levou meu bebê embora segurou ele nos braços,a mãozinha dele levemente caída e eu segui eles com os olhos até sumirem com o meu bebê para sempre para fora da sala,primeira e última vez que o vi...Ele iria se chamar Gabriel! Nome de anjo!
Depois ainda senti uma contração forte para expulsão da placenta e nesse tempo o insensível do médico ficava falando entre idas e voltas que perdi meu bebê por culpa única e exclusivamente minha! Eu estava triste,com raiva, com dor, querendo sair dali e era obrigada a ouvir médico tentando se aproveitar de um momento que eu estava tão debilitada física e emocionalmente mais eu ainda tive forças para dizer que perdi meu filho por falta de insulina,por falta de medirem minhas glicemias quando dei entrada na emergência por terem alegado que precisaria de prescrição médica e não tinha nenhum médico para fazer a prescrição, que perdi meu bebê por culpa deles.
Estou contando essa história mesmo me doendo relembrar, mais espero que de alguma forma ajude e sirva de alerta violência que sofri, violência obstétrica, tanto física quando emocional, por ter sido obrigada a ser atendida por profissionais despreparados,naquele dia levaram um pedaço de mim!

Depois do meu anjinho engravidei mais três vezes seguidas!Tenho três filhas lindas e saudáveis!

Segue relato da gravidez delas:

Eu perdi meu primeiro bebê em 2004, por causa disso entrei numa profunda tristeza,quis engravidar logo e por conta própria parei de tomar o anticoncepcional.

Eu e meu marido casamos, como eu não estava tomando medicamento nenhum  fiquei em alerta, quando desconfiei fiz o exame de gravidez e o resultado foi positivo!!!Não podia acreditar!Estava grávida novamente!Meu sonho de ser mãe estava ali acontecendo de novo, tão rápido como pedi em minhas orações.
Fiquei tão feliz!E preocupada também!Fiquei com medo de acontecer igual meu primeiro anjinho!
Meu marido procurou um plano de saúde que pudessemos pagar,marquei logo uma consulta com um endocrinologista e com uma obstetra e comecei o pré-natal.
Com o endocrinologista fiz uma série de exames,nesse ano 2005 descobri o hipotiroidismo e comecei a tomar Puran,comprei meu primeiro aparelho de medir glicemia e as fitas e fazia 1 teste por dia e como minhas glicemias variavam durante toda a gravidez!
Eu consultava com o endocrinologista e obstetra de 15 em 15 dias,no sexto mês minha pressão subiu e precisei tomar remédio para controlar a pressão arterial e depois da gravidez fiquei hipertensa e sou até hoje!Tudo corria bem,no quinto mês descobri está grávida de uma menina e meu marido escolheu o nome: Rita, em homenagem a sua vó materna que ele amava muito.No sexto mês fui encaminhada para B.H.na Maternidade Odete Valadares fazer pré-natal,consulta com endocrino e nutricionista,as consultas eram de 15 em 15 dias, quando entrei no sétimo mês de gestação o controle da diabetes e da pressão arterial ficou difícil e precisei internar.Mediam minha glicemia 6 vezes por dia,pressão arterial também,fiz vários ultrassons,com o bebê estava tudo bem,eu é que estava complicada rs
Minha pressão arterial e glicemias ficaram num sobe e desce danado,por isso os médicos acharam melhor antecipar meu parto,eu já estava com 7 meses e meio de gestação,o peso do bebê estava bom acima de 2 quilos. Comecei o jejum ás 7:00 hs da noite e por isso me colocaram no soro glicosado,no dia seguinte por volta das 6:00 hs da manhã, me prepararam,horas depois me levaram para sala de parto e fizeram todos aqueles procedimentos,anestesia,vários aparelhos ligados em mim para medir pressão arterial,glicemia,batimentos cardiacos,fiquei meio assustada!E vários médicos na sala esperando,enfermeira,pediatra,anestesista,o médico que fez meu parto e por aí vai.
Finalmente o choro!Meio que engasgando,minha filha nasceu e estava bem!Como era prematura ficou cansadinha sem conseguir respirar e foi direto para o oxigênio mas antes me mostraram ela e eu disse:"A cara do pai!"
Meu marido chegou depois que acabou o parto e foi procurar ver nossa filhinha ,eu falei que levaram ela para UTI neonatal e meu marido quando a viu se emocionou,enfim realizamos nosso sonho!
Eu só pude ver ela de novo 2 dias depois do parto,tinha que tirar o leite materno e colocar num copinho para colocarem numa sonda até ela poder mamar em mim,direto no peito.
Quando a vi tão pequenininha,tão frágil,e na imcubadora escrito:RN de Cristiane e eu me emocionei,era mina filha que estava ali!!!
Mais ou menos 1 semana depois a pediatra liberou de mamar direto no peito,até hoje me lembro,ela mamou direitinho e se deixasse ficaria o dia inteiro mamando,eu amava sentir seu cheirinho,ouvir seus barulhinhos...
Depois de 15 dias depois do parto eu tive alta, mas minha filha ainda não,ela precisava de oxigênio pois não conseguia respirar sozinha,eu voltava no hospital dia sim ,dia não e ficava com ela o dia inteiro até quando ela completou 45 dias de vida teve alta e começou uma nova fase em minha vida!
A médica me receitou aquela injeção para não engravidar que toma de 3 em 3 meses,só não lembro o nome da bendita injeção,era para eu tomar depois de 60 depois do nascimento do bebê ,me explicou que ela não teria problema de tomar mesmo eu amamentando mas aí foi tarde!Desconfiei porque eu estava enjoando muito a Ritinha com apenas 3 meses de vida,resovi não tomar a tal injeção pois se eu tomasse estando grávida teria sérios problemas com o bebê,pedi a médica um exame de gravidez e o resultado:Positivo!
Fiquei meio sem acreditar,minha filha tão pequena e eu já grávida de novo!Aconteceu o mesmo consultei com a obstetra aqui em Ouro Branco e como já não tinha mais o plano de saúde a obstetra resolveu me encaminhar mais cedo para B.H.na mesma maternidade onde ganhei a Ritinha,Odete Valadares,eram consultas de 15 em 15 dias,muitos exames,eu sofria pois tinha que deixar a Ritinha tão pequenininha para ir nas consultas em B.H.,eu chorava muito!
Numa dessas consultas lá mesmo na maternidade fiz o ultrassom e mais uma vez uma menininha!Eu escolhi a princípio Danielle.Com a barriga crescendo e a gravidez avançando comecei a inchar muito,minhas pernas ficaram tão grossas que chegou a abrir micro furinhos nelas e começou a vazar água, minha pressão arterial subiu muito,foi a gravidez que fiquei mais gordinha rs
Como minha pressão estava bem rebelde,os médicos com medo de eu ter uma pré-eclâmpsia resolveram mais ima vez antecipar meu parto,me internaram 15 dias antes,para deixar as glicemias e pressão arterial bonitinhas,fiz vários exames,ultrassons,um exame que ouve os batimentos cardíacos do bebê e resolvi trocar o nome dela,em vez de Danielle escolhi Ana Luiza.
Marcaram a data da cesárea,jejum absoluto a partir das 7:00hs da noite por volta das 6:00 hs da manhã me prepararam pra o parto,me colocaram uma sonda,detestei a sonda, machuvava muito.O parto deveria acontecer pela manhã mas estavam chegando muitas mulheres em trabalho de parto mesmo eu já preparada e em jejum desde o dia anterior tive que esperar.O meu parto foi realizado na parte da tarde,eu estava com uma fome de leão rs,mas não fui liberada para comer nada.
Os procedimentos foram os mesmos,vários médicos na sala de parto,a Ana Luiza nasceu bem,chorou bem forte e iria descer para o quarto comigo,ela nasceu fortinha,bochechuda,muito linda,mais ou menos 30 minutos depois do nascimento ela começou a "cansar" e foi para o oxigênio e para UTI neonatal.O bom é que ela ficou apenas 1 semana no oxigênio ,mas por causa de uma infecção hospitalar ficou internada 21 dias.Quando ela teve alta e eu me vi em casa com dois bebês, fiquei tão feliz mas entrei em depressão pós parto!Eu só chorava e chorava o dia inteiro,eu "achava" que não daria conta de cuidar de dois bebês. Passou essas fase de depressão e eu só queria curtir meus bebês e me sentia realizada.Passados 2 meses a médica me passou a injeção para não engravidar,tomei e dei entrada para fazer a ligadura para não ter mais filhos.
Nesse tempo notei que eu estava enjoando,a médica me falou que a injeção dá enjoo que era normal,achei estranho pois enjoei até de café!Enjoava de tudo!
Não acreditei poder estar grávida de novo,já tinha tomado a injeção,estava amamentando, quem me chamou a atenção foi meu marido dizendo que eu estava com a barriga bem redondinha rs e me levou no laboratório particular para fazer o exame de gravidez para tirarmos a dúvida,eu fui e achava que não iria dar nada, pegamos o resultado abri bem devagar e o susto:Positivo!!! Eu entrei em pânico,resolvi não procurar médicos,não queria me separar de minhas filhas tão pequenas e ter de passar tudo de novo,consultas em B.H.,internação...que louca que fui!!!
Chegou um ponto que tive que procurar uma médica obstetra aqui de Ouro Branco já com 6 meses de gravidez.Fui apenas em 2 consultas pé-natal em B.H. no Hospital das Clínicas e fui tratando aqui em Ouro Branco mesmo,eu fiquei bem rebelde,tempo de colocar minha vida e a vida de meu bebê em risco.Fiz o ultrassom e mais uma menininha,forte e saudável e escolhi o nome:Danielle.
A médica do Hospital das Clínicas disse que iria segurar minha gravidez até o nono mês dizendo que eu e o bebê estavamos bem.Eu estava com anemia profunda,precisei tomar 4 comprimidos de sulfato ferroso 2 no almoço e 2 no jantar,por estar tomando muito sulfato ferroso dei uma diarreia horrorosa,não conseguia comer,enjoava,sentia muita azia e por aí vai.
Numa das consultas de pré natal em B.H.,eu esperando dar o horário da consulta que ainda iria demorar muito,resovi fazer um lanche numa lanchonete de frente para o Hospital das Clínicas , eu estava sentindo todos os sintomas de hipo,foi só o tempo de pedir o lanche e desmontei.Acordei com algumas pessoas me amparando e eu falando tudo embolado e me levaram na emergência do hospital,tomei soro glicosado,almocei,lanchei e algumas horas depois tive alta e me mandaram para casa.Que perigo!E se eu tivesse caído no meio da avenida?Anjos!!!Com certeza!Me amparando, me protegendo!
Completando os 8 meses de gestação,acordei no meio da noite achando estar com dor de barriga,parecia uma cólica forte,e me vi toda molhada e pensei:"Nossa fiz xixi!"Mas continuou saindo o que eu achava ser xixi, nesse dia eu estava na casa de minha sogra,ela acordou e me perguntou se eu estava bem,eu disse que sim,ela viu o líquido escorrendo e falou:"Acho que sua bolsa rompeu!"Acordei meu marido e fomos para o hospital,chegando lá ainda de madrugada,a médica me examinou e falou:"Vc já está em trabalho de parto,dilatação em 5 cm!"
Eu me apavorei!Foi aquela correria, a médica tentando achar vaga em alguma UTI neonatal porque eu ainda estava no oitavo mês e o bebê nasceria prematuro e precisaria de cuidados especiais igual aconteceu com suas irmãs,pela manhã acharam uma vaga no Hospital Júlia Kubitschek em B.H. e me levaram correndo estrada a fora,a ambulância correndo com a sirene ligada,ultrapassando todos os carros,meu marido foi na frente com o motorista, eu quase ganhei a Danielle no meio da estrada,só ouvia a médica falando:"8 cm,8cm e meio,9 cm!Acho que vai nascer aqui!" E depois falava:"corre motorista!o bebê vai nascer!"chegando no hospital e o bebê quase nascendo, me levaram correndo para sala de parto,me deram anestesia e não demorou muito,ouvi o choro,minha filha nasceu,chorou bem alto e sem cansar!E para minha surpresa e alegria ela não precisou ficar na UTI e desceu junto comigo para o quarto!O meu marido ficou 2 dias comigo no hospital,ele que trocou a primeira fraldinha da Danielle!15 dias depois tive alta,depois foi só alegria rs!
Minha médica me aconselhou fazer a ligadura de trompas porque depois de 4 gravidez e 3 cesarianas se eu engravidasse de novo seria um risco!
Meu marido preferiu fazer a vasectomia por ser mais simples e a recuperação ser mais rápida e assim fez.
Hoje somos felizes com nossas três princesas!

5 comentários:

  1. Parabéns você é uma guerreira abençoada por Deus. Só quem tem diabetes sabe como é complicada a gestação, amei sua estória

    ResponderExcluir
  2. Parabéns você é uma guerreira abençoada por Deus. Só quem tem diabetes sabe como é complicada a gestação, amei sua estória

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amei saber da sua historia

    ResponderExcluir
  4. Nossa que linda sua história! Que Deus abençoe sua família e te de muita saúde pra vcs cuidar das princesas ♡♡♡

    ResponderExcluir
  5. Linda história...estou com 20 semanas e minha glicose está uma gangorra, as doses de insulina não estão corretas...os médicos me assustam muito! Meu sistema nervoso influencia muito nisso! Já tenho uma filha com 11 anos e nunca tive problemas com o diabetes! Peço muito pra Deus cuidar do meu bebê é que estou ansiosa esperando ele nascer! Se Deus me permitir quero ainda ter mais um filho!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil