Pular para o conteúdo principal

PAAF(Punção aspirativa por agulha fina) da tireoide-parte 2

Olá pessoal!Tudo bem?
Como prometido,irei contar sobre como foi o exame da PAAF da minha tireoide.
Eu estou com um nódulo na tireoide,minha endocrinologista descobriu apalpando minha garganta na consulta,pediu ultrassom,confirmou e para saber se era maligno ou benigno pediu a PAAF.
Liguei para marcar,a atendente me orientou a não tomar nenhum remédio que contenham AAS ou anticoagulantes,1 semana antes do exame e 1 semana após o exame.
Eu tomo outros medicamentos e precisei consultar minha médica se poderia continuar tomando,ela disse que poderia,pois nenhum deles alteraria o exame.
Pediram para levar o ultrassom ou biopsias anteriores para comparar.Era a primeira vez que fazia a PAAF.
No consultório enquanto esperava,duas pacientes foram atendidas,saíram com curativos tipo bandaid no pescoço,as duas estavam bem,uma até rindo falando como foi o exame e logo depois foram embora.Isso foi bom,pois me deixou mais tranquila.
Na minha vez entrei,tranquila e o médico super simpático foi me orientando como seria o exame.
Me pediu para deitar numa maca,com a cabeça levemente inclinada,colocou um travesseiro debaixo do pescoço para eu poder ficar na posição correta.
Aplicou anestesia no pescoço e com ajuda de um ultrassom ele localizou o nódulo e alguns minutos depois começou o exame.
Ele aplicou uma agulha fininha  guiado pelo ultrassom e eu vendo tudo no monitor,ele conversando comigo e quando chegou no nódulo... dor!!!Uma dorzinha fininha,ele explicou que geralmente não se sente dor nesse exame,no meu caso,senti pois segundo ele,o nódulo estava inflamado...ele tirou duas amostras(8 lâminas)duas agulhadas pelo mesmo acesso...resumindo:mais dor!
Quando ele terminou de aspirar o nódulo,no local do furo sangrou muito e na mesma hora meu pescoço inchou,inchou que precisei ficar sentada em repouso por 40 minutos com uma compressa de gelo e só depois fui liberada.
Eu fui orientada a fazer essa compressa de gelo em casa de 4 em 4 horas e tomar dipirona ou paracetamol em caso de dor, e não fazer nenhuma esforço físico pesado durante 24 horas,eu precisei tomar dipirona pois sentia dor quando engolia ou conversava,mas foi só por dois dias.
No dia seguinte o pescoço começou a ficar roxo e ficou roxo por 15 dias...parecia que eu tinha tomado uns pega(chupão no pescoço) do  marido kkkkkkk.
No dia do exame, eu ainda precisei levar a amostra da biopsia em outro laboratório ,o resultado só ficou pronto quase 1 mês depois pois iria para Belo Horizonte e olha que fiz esse exame pelo plano de saúde...Estranhei pois pesquisando na net o laudo geralmente fica pronto em até no máximo 3 a 8 dias...mas enfim.
Com ultrassom e laudo em mãos voltei na minha endocrinologista,ela analisou e chegou a conclusão que seria melhor eu operar pois tudo indicava ser um nódulo maligno...fiquei em choque...pois o laudo sugeria nova PAAF para melhor conclusão do resultado,mas segundo ela não seria necessário pois era maligno mesmo.
Me pediu um novo ultrassom para ver se o nódulo tinha espalhado e já me encaminhou para um médico especialista em cabeça e pescoço lá em BH,estou com consulta marcada para ele na semana que vem,pediu risco cirúrgico com cardiologista,já consultei e meu coração está ok!Liberada para operar!Bom que a cardiologista já me passou exames complementares para ver com mais cuidado como anda meu coração,teste da esteira e eco doppler cardiograma,nunca fiz esses exames,mas assim que fizer conto como foi.
Fiz o ultrassom e a surpresa:tudo indica ser um nódulo benigno!Ufa!Alívio!O médico que fez o ultrassom sugeriu repetir a PAAF e procurar uma segunda opinião.
Vou esperar a consulta com o médico especialista que minha médica indicou,mas acredito ser benigno,irei procurar uma segunda opinião como me foi sugerido, com um médico aqui da minha cidade.Mas se for preciso operar conto aqui.
Beijos a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original,ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram,depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas:A receita é de sorvete de morango,mas já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet 2 colheres de sopa,conheço o da marca Gold,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!









Receita do leite condensado diet:Ingredientes:
1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;¼ de xícara de chá de água fervente;½ xícara de chá de adoçante em pó;1 colher de sopa de margarina light.Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado di…

Depressão e diabetes

Olá pessoal!Tudo bem?
Hoje irei falar de um assunto, que queria já poder ter falado a tempos aqui no blog, como forma de alertar e tentar ajudar, pois já passei por isso e não desejo para ninguém:DEPRESSÃO.
Eu nesses anos de diabetes já tive depressão algumas vezes e vou explicar o que eu senti e como consegui reverter.
A depressão começa, mas não sabemos que estamos com depressão, eu achei que estava apenas com desânimo ou que estava ficando doente,mas era um desânimo constante e nada me deixava feliz, sentia uma tristeza profunda que não parecia caber dentro de mim.
A primeira vez, acho que eu tinha uns 16 anos, eu chorava todos os dias, só queria dormir o dia inteiro, sentia muita fome e glicemias ficaram tão alteradas que acabei entrando em cetoacidose diabética, ficando uma semana internada até glicemia normalizar.
Depois que saí do hospital, já não estava mais sentindo aquela tristeza,pois o choque de ter sido internada e o estado que fiquei, me fez querer melhorar,para sair do hospi…

Hipoglicemia com desmaio e convulsão

Olá pessoal! Já até perdi as contas de quantas  vezes tive crises de hipoglicemia com desmaio,acordar no hospital toda molhada devido ao suor frio,tremendo muito,um frio insuportável!
Mas hoje vou relatar o que aconteceu,eu tive uma crise de hipoglicemia com convulsão,não lembro bem quando foi,mas acredito que uns 4 meses atrás.Eu estava numa espécie de sonho,um barulho parecendo um zumbido,tipo como se tivesse tudo rodando,num corredor com uma névoa esbranquiçada,não via o final desse corredor,tudo rodava,rodava e eu tentando puxar o ar,olhei para cima e acordei meio que sobressaltada,cabeça confusa,tentando entender o que estava acontecendo,a cabeça da gente parece que entra em suspensão,tentei colocar as imagens no lugar como um quebra-cabeça e finalmente acordei.Com os sintomas acima relatados,frio,tremedeira,perguntando pelas meninas(minhas filhas).
Impossível acreditar que mesmo com a bomba  de insulina,tive essa hipo severa,mas tive...não estou podendo usar o sensor,culpa do Esta…