quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CONSULTA PÚBLICA SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS INSULINAS ANÁLOGAS RÁPIDAS AO SUS

No dia 13 de setembro, a CONITEC publicou em seu site um parecer preliminar negativo com relação à Incorporação das Insulinas Análogas Rápidas (lispro, asparte ou glulisina) para pessoas com Diabetes Tipo 1. O dossiê apresentado à CONITEC pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e subscrito pela SBEM, SBP, ADJ, ANAD e FENAD demonstrou como principais benefícios da utilização das insulinas análogas rápidas a redução na frequência das hipoglicemias graves e o melhor controle das glicemias pós-prandiais (após as refeições). Hipoglicemias graves são aquelas nas quais o paciente necessita da ajuda de outra pessoa para resolvê-la e que ainda podem evoluir para convulsão, perda de consciência e morte, caso a hipoglicemia não seja identificada e tratada. É importante lembrar que o controle da glicemia pós-prandial também faz parte dos nossos objetivos no tratamento do diabetes e influencia o nível da hemoglobina glicada.
É de extrema importância a participação de pessoas com diabetes e seus familiares neste processo que decidirá se a insulina análoga rápida entrará ou não na lista de medicamentos do SUS. Para participar responda à consulta pública, manifestando a sua opinião (no espaço “Comente”) sobre a substituição da insulina humana regular (disponível na lista do SUS) pela insulina análoga rápida. Comente sobre a sua experiência com o uso das insulinas citadas e sobre os seus efeitos sobre o controle glicêmico (antes e após as refeições), hipoglicemias graves e noturnas e flexibilidade no tratamento (as insulinas análogas rápidas podem ser administradas antes ou imediatamente após as refeições e a insulina humana regular 30 minutos antes das refeições).
Este é o primeiro passo para melhorarmos o tratamento com insulinas em nosso país.
Para manifestar a sua opinião precisa apenas acessar o link e responder a Consulta Pública:http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=28118

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil